Desabafo


É incrível a capacidade humana de sofrer e suportar e continuar.

O texto a seguir é um desabafo… se não quiser ser incomodado, não leia.

Ultimamente, estou passando por alguns problemas pessoais, profissionais, financeiros, sentimentais, religiosos e até de crise de identidade (é incrível! Sempre sonho que acontece algo muito ruim e eu luto pra salvar o “mundo”. No de ontem, até uma certa capacidade telecinética eu desenvolvi 🙂 ). Mas não convém aqui expor cada um deles, mas apenas o desabafo.

Recentemente algumas coisas que aconteceram acerca de “amigos” me deixaram muito chateado. Na verdade, me deixaram triste. Mas uma delas em especial me machucou muito fundo. Fica o desabafo sem nomes… na verdade, não é “sem nomes” para preservar a “imagem” de ninguém, é sem nomes para tentar ser menos “forte”, mas quem me conhece sabe o que e de quem estou falando.

Esses dias algo aconteceu que me machucou. Depois de minha separação, poucos (pra não dizer raros) daqueles de quem eu esperava apoio vieram ao menos conversar comigo. Tudo bem, nem todo mundo faz isso mesmo. Meus “amigos” não fizeram. Mas o que me machucou mesmo foi outra coisa. Recentemente a igreja fez aniversário. Fiquei feliz. Fui convidado, como muitos outros da “velha guarda”. Mas soube de algo que me deixou triste demais. Em resumo: surgiu a idéia de chamar as pessoas do passado pra tocar uma ou outra música junto, aquela coisa saudosista, legal. É… a idéia foi abortada porquê “não sabiam como estava minha vida”. Bastava perguntar e eu responderia: está um lixo! 🙂

Não quero entrar no mérito de certo ou errado, o propósito do post é outro: onde estão aqueles que diziam que estariam sempre juntos? É… o desabafo é sobre companheirismo, não sobre bem ou mal.

Sabe… cada dia vejo que as pessoas (odeio generalizações, as considero perigosas, mas não estou com muito tato neste post desde o começo, mesmo) não se importam de verdade. Claro, muitos que me viram assim sempre me perguntam como estou, mas se importar mesmo vai além disso. Vai no nível de entender, de tentar ajudar não só com o ombro, mas com a cabeça, vai de dar broncas, de pensar junto, de sair pra dar risadas, mas de saber a hora de falar sério, vai de orar junto.

Quero dizer o seguinte: pra tirar alguém da lama, você precisa entrar lá!

E antes que os pseudo-santos de plantão falem qualquer coisa, lembro da parábola do Bom Samaritano. Todos a conhecem, e blá bla blá, mas raramente vejo alguém que entenda, de fato, quem era o tal do “bom samaritano. Hoje em dia o termo é usado para alguem bondoso, um bom amigo, mas o bom samaritano não era um bom amigo: era um inimigo.

Sim, historicamente, samaritanos e israelitas eram inimigos mortais (e, naquela época, mortais queria dizer mortais mesmo). É aí que está o valor da parábola. Enquanto os pseudo-santos (odeio o termo “fariseus”, tão difundido ultimamente) passaram ao largo do morimbundo caído, foi o seu maior inimigo quem se ajoelhou, o pegou no colo, o colocou em sua mula, se sujou com seu sangue e sua sujeira e ainda lhe pagou o hospital. Não bastasse, ainda se comprometeu a voltar para ver como ficara o resultado (para um bom empresário, o samaritano fez o “pós-vendas”, hehe).

Isso é se importar!

As vezes, palavras precisam de ações…

“E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. “
(Tg. 2: 16-18)

6 comentários sobre “Desabafo

  1. velhinho… acho que te entendo bem.
    Abraos

  2. S orando para que essas coisas deixem de ser verdades acontecidas e passem a ser mentiras contadas.
    O importante o que Deus pensa de voc, e voc sabe n, ELE TE AMA e FIEL na sua vida.
    o resto, resto
    Te amo viu???
    Mamys

  3. eu at sei que no foi esse o motivo e que no era nada especfico sobre vc, mas triste saber q foi assim q chegou nos seus ouvidos… =(
    Qto a aproximar, fico constrangida como se agora fosse too late… tento, mas muuuito sutilmente. Desculpe se tem sido sutil demais.

  4. 😆 Por que você não aproveita esse espaço prá colocar algumas coisas que Deus tem feito na sua vida, testemunhe para que todos vejam como Deus é fiel na sua vida, mesmo às vezes você pisando na bola, rsrsrs
    Fiquei muito feliz, estava muito sensível (ainda estou) porisso não estiquei o assunto.
    Te amo
    Bjs

Comente aqui

