Futebol de verdade


Ok, sou são-paulino, não nego. E pode parecer tendencioso esse post, mas procurem ler com olhar crítico (vocês dois que as vezes lêem o que escrevo)

Nesta segunda-feira, o São Paulo Futebol Clube inaugurou sua loja Rbk Concept Store, a primeira loja temática de um time de futebol no Brasil (ao menos que eu tenha notícia). Trata-se de um empreendimento inteligente, similar ao de grandes clubes europeus, como Real Madrid, Milan, Manchester United e outros. A loja deve vender produtos oficiais dos mais diversos, inclusive um pernalonga tricolor. Como assim? É… resultado de outra jogada inteligente: uma parceria com a Warner fechada em 2005 que ainda pode render um filme ao estilo Space Jam.Pernalonga Tricolor

A grande jogada (com duplo sentido incluso) é fazer uso de um espaço morto durante a semana. O estádio do Morumbi (assim como outras centenas espalhados pelo país) não serve para muita coisa durante a semana além de gerar IPTUs para as prefeituras. São gigantescos templos da improdutividade. O São Paulo vem mudar isso: a criação da loja deve gerar fluxo durante o dia. Pouco, a princípio, mas combinado com o programa de visitação que a diretoria do time está para implantar e o futuro bar temático a ser construído em breve, o São Paulo passa a ser uma grande empresa de entretenimento, com programação de dia e de noite, todos os dias da semana.

Que o São Paulo tem a melhor estratégia de marketing do futebol brasileiro, todos devem reconhecer. E isso já é de anos, quando começou a excursionar e fechar parcerias ao redor do mundo para fortalecimento da marca. É claro que 3 títulos mundiais ajudam (hehehe), mas uma diretoria profissional e competente faz a diferença. Não é a toa que o São Paulo é figura constante em competições internacionais há tantos anos. E não é a toa o sucesso que vêm obtendo ano após ano nas mais diversas esferas do futebol. Agora, larga na frente (tardiamente, em minha opnião) em termos de marketing esportivo no Brasil.

E agora a espetada: me perdoem Corinthians e Flamengo (as duas maiores torcidas do Brasil, únicas maiores que o Tricolor do Morumbi), mas a incompetência administrativa desses times é patente, chegando a ser triste. Se tivessem uma administração profissional de verdade, esses times tem um potencial de mercado cerca de 50% (no caso do Corinthians) e 100% (caso do Flamengo) maior que o potencial do São Paulo (ok, não estou levando em conta nível de renda ou concentração geográfica ainda). É um baita desperdício…

http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro2007/interna/0,,OI1861016-EI8817,00.html

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