Ser e fazer


Meu amigo Tiago Luchini postou hoje em seu blog uma reflexão muito interessante. Em minha resposta, saiu um texto que gostaria de partilhar com vocês (vocês dois leitores do meu blog). Ele fala sobre um sonho de criança e como isso é tratado socialmente. Vale a pena ler (não só esse, mas os outros textos dele também).

No final de semana, assisti (ou vi, como diriam meus amigos gaúchos) um filme do Adam Sandler sobre um rapaz que recebe uma herança de um tio desconhecido. Há uma cena emblemática neste filme, quando o protagonista pede que cada acionista em uma grande assembléia diga o que pretendia ser, quando criança, e conte no que se tornou. Algo que me marcou foi um senhor que queria ser veterinário para cuidar dos animais e, no fim, virou dono de uma rede de açougues.

Eu queria ser astronauta… depois cantor… depois um escritor famosos… até ator já pensei. Mas, talvez, ator todos nós sejamos, representando papéis de astronautas, escritores, contadores…

“Ser” e “fazer” são coisas diferentes. Odeio esses rótulos. Não sei bem qual a minha profissão atualmente, mas certamente é algo que não pode ser descrito como isso ou aquilo tão facilmente (até pq, dependendo da hora do dia – ou da noite – eu “estou” algo diferente: “a noite, estou professor”, “alguns dias, estou aluno, em outros, estou administrador… ou analista de sistemas… ou gerente de projetos… ou… ou…”).

Eu sou o que sou! Um ser íntegro, inteiro. Nunca gostei daquela coisa de “na empresa, sou profissional; em casa, sou da família”. Acho que as pessoas simplesmente “são”, onde quer que estejam. Não há como dissociar da concentração no trabalho a briga que teve em casa. Nem mesmo há como sair com os amigos sem se preocupar com a grana que faltou no fim do mês.

As pessoas “são”… verbalmente intransitivas.

2 comentários sobre “Ser e fazer

Comente aqui

