1º mundo


Em breve, nós, brazucas tupiniquins, poderemos usar nossas digitais na hora de votar em nossos representantes. A idéia é parte do projeto do TSE de usar o sistema de biometria para identificação de eleitores, conforme noticia o Terra.

Nem vou entrar no mérito de segurança da questão, mas vale citar a praticidade, velocidade e possibilidade (principalmente) do modelo. Imagine que, em breve, você nem mesmo precisará sair de casa para votar: bastará um computador com acesso seguro à internet e um leitor biométrico de digital. Pronto. Seu voto foi computado! Sem boca de urna, sem fiscais tentando mudar seu voto na última hora e sem filas.

Sim, há as partes ruins, mas não vou entrar no mérito. A intenção desse post é outra: enquanto o Brasil desfila o sistema mais moderno do mundo de votação eleitoral, exibe também o lamentável quadro político que vivemos.

Escandalos atrás de escandalos. E, o que mais me deixa indgnado, é a atitude do governante. Antes, dizia não saber o que se fazia. Agora, após o STF – órgão máximo da Justiça no país – acatar denúncia contra 40 “aloprados” (palavras dele) que operavam o mensalão, o digníssimo dublé de Hugo Chavez Mexicano se dá ao desfrute (e nos oferece essa jaca) de dizer que “não há provas que Dirceu tenha feito nada”.

Para quem não entendeu: antes, ele dizia que não sabia. Depois, disse que foi obra de “aloprados” de seu próprio partido. Agora, diz “não haverem provas”!

Curioso e digno de nota é uma constante: em nenhum momento se dá sequer ao trabalho de negar a acusação. É sutil, mas importante: Lulla não nega mais que Dirceu e sua quadrilha tenham feito algo. Mas também não o admite. Agora, ele apenas diz que não há provas (mesmo que existam).  Ou seja, há criminosos, mas não há crime! É o crime perfeito! Ops… esqueci que não há crime. Então, apenas é… perfeito!

=D

(quem te conhece que te compre, companheiro)

Anúncios

6 comentários sobre “1º mundo

  1. Pingback: Sergio Luis via Rec6

  2. Sem entrar no mérito da corrupção no Brasil e nem no da roubalheira desenfreada que está impregnada em 99.9% dos políticos tupiniquins, o nosso país, quando falamos na tecnologia usada em eleições, está anos-luz à frente de boa parte – quissá todos – os países do primeiro-mundo :).

    Abraço,
    Ingo Porto
    (http://weblive.wordpress.com/)

  3. Sim, sim… em termos de tecnologia, acredito mesmo que estamos beeeeeeeeeem a frente de todos

    Já exportamos urnas eletronicas, inclusive, sabia?

  4. Sabia que o 2º TCC que orientei foi sobre PKI e eles propuseram como aplicação um sistema de votação eletrônica!? O trabalho ficou muito bom e a idéia bastante interessante.
    []´s

  5. Pois é… taí o paradoxo, somos líderes em tecnologia de votações, mas temos os 79º piores políticos do mundo

  6. Mas mesmo assim ainda existem mais eleitores do que habitantes (!!!) em mais de 5 mil cidades do Brasil conforme ouvi na CBN um dia desses…

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s