Sete vidas


Meu amigo Feijão DOS Costa publicou texto interessante sobre essa idéia moderna de “separar” o ser humano em partes: profissional, pessoal, sentimental, familiar, bla, bla, bla…

É triste ver que a modernidade nos tem forçado a modularizar nossas vidas, de forma que estar bem ou mal em “uma delas” não deveria impactar nas “outras”. Como se fossemos pessoas divisíveis. Como se estar apaixonado em sua “vida sentimental” não interferisse diretamente na atenção dedicada às aulas em sua vida “estudantil”. Como se a dor de dente da vida “pessoal” não afetasse seu humor em sua vida “profissional”.

Anúncios

3 comentários sobre “Sete vidas

  1. Vishi… esse assunto é treta…

    Isso pq tanto “segmentacão” quanto “equilíbro” não são as visões que mais gosto de ter.

    1) Não somos pessoas segmentadas (a segmentacão surgiu com a revolucão industrial e sequencialmente com o “american dream” de produtividade – e ambos vão contra nossa natureza)
    2) Mas também não devemos buscar equilíbrio (o equilíbrio foi inserido nos últimos 50 anos como contra-movimento ao “american dream” e inspirado nas religiões orientais – também vai contra nossa natureza em constante oscilacão – desde os átomos)

    No fim: somos UM só e altamente INSTÁVEL!! Receba a notícia negativa e perceba como você inteiro ficará abalado (e nada de equiíbrio aqui).

  2. Por isso eu defendo a “integridade”. Nem pensei muito no lance do equilíbrio (mas é interessante a sua análise). Eu acredito em um ser humano íntegro, inteiro, total, com suas mazelas e virtudes, com todas as suas características, para o bem e para o mal. Sem dúvida, essa idéia é mais próxima da teoria do equílibro, mas não penso tanto em equilibrio no sentido oriental, mas equilibrio no sentido de auto controle ou domínio próprio, algo como: “Ok, estou P da vida, mas não vou sair matando todo mundo por isso”

  3. Pingback: Sergio Luis via Rec6

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s