Humanos são humanos


“O ser-humano é ser-humano independetemente dos apetrechos tecnológicos que a ele se anexam.” É baseado nessa frase, postada no blog do meu amigo Tiago Luchini há algum tempo que quero escrever hoje.

Fiquei pensando, na época, em toda a revolução tecnológica que temos experimentado. Não acredito que meus pais tenham sofrido tanta influencia no passado como sofremos hoje. Eles mesmos sofrem hoje. Minha mãe, essa semana, me falava de adquirir um MP3 Player.  Hoje, fui ver preço de pen drive de 4 Gigas. Isso mesmo! 4 gigas! E não é dos maiores… já existem de 16 gb. Pra que tudo isso? Carregar meus arquivos pessoas, coisas da GV, do trabalho, meus textos, algumas fotos, alguns vídeos, basicamente isso. Músicas? Não… elas ficam no cartão de 1 gb do celular. Celular, aliás, com câmera e jogos… mas, pq estou falando tudo isso?

É justo aí que está a questão: podemos nos equipar dos aparelhos mais modernos, mas continuaremos sendo humanos, com as virtudes e mazelas de um ser humano comum; com os dias ruins e dias bons; os momentos felizes e triste; os choros e os risos; a irritação sem motivo e a estranha felicidade que nos bate às vezes.

Nossos celulares nos deixam acessíveis 24 horas por dia (literalmente). E nos fazem sair correndo das aulas para preparar um relatório que o chefe ligou para nos pedir a noite, numa sexta-feira. Nossas câmeras digitais nos fazem registrar momentos a todo instante, e, por vezes, não nos dão a alegria de pegar um pedaço de papel, com uma foto de alguém que amamos e deixou saudades. Nossos emails nos permitem comunicação fácil e ágil com quase todos os que amamos, mas em alguns instantes tenta substituir momentos mágicos que teríamos conversando e olhando nos olhos uns dos outros. Nossos MP3 nos entretem no metrô, mas também nos isolam.

Isso é ruim? Não… É bom, então? Também não… é um processo. Aconteceu no passado (em ritmo menos frenético) e acontece agora. É apenas uma mudança de tecnologias, de possibilidades. Ruim ou bom será a forma como você usa ou usará tudo isso. A tecnologia não define o que somos. Porque somos humanos.

Apenas humanos.

Anúncios

11 comentários sobre “Humanos são humanos

  1. Pingback: Sergio Luis via Rec6

  2. Puxa, pegou pesado com o “Apenas” humanos hein…

  3. Pingback: Trocando o "mais" pelo "menos" » Tiago Luchini

  4. Não é perjorativo, Lay… apenas realista. Não somos mais nem menos do que isso.

  5. “pejorativo” sem o R, mas levando em consideração que o R fica ao lado do E, vc nem deve ter percebido então… desculpe.

    Não é questão de depreciar ou não os “humanos”. A questão é que dizer: “Apenas humanos” vai contra toda a paixão que vc exprime no último parágrafo. “A tecnologia não define o que somos. Porque somos humanos.” Nós somos HUMANOS, a única espécie racional desse mundo (de acordo com o evolucionismo) e as criaturas mais ESPECIAIS desse mundo, feitos a própria imagem de Deus (Bíblia).

    Mas eu entendo a sua critica (também depois de ler 3 vezes, rs) e é boa. Porém quando se lê alguma coisa cada um interpreta de uma forma, certo?

  6. É uma questão de leitura. Continuo dizendo que somos “apenas” humanos, sem tecnologias, sem roupas caras, sem nada mais. Apenas humanos, como entidades únicas e sem mais nada.

  7. Como já falei no outro comentário…as pessoas buscam felicidade em tudo achando que isso trará felicidade pra ela…mas que infelizmente ou não…precisamos desse tipo de felicidade para se viver em um mundo GOOGLEriano(moderno)…e estamos vivendo em mundo onde nossas crianças não tem mais prazer em brincar com uma bola…prefere ficar jogando em um playstation…e pessoas que preferem ficar conversando pelo pc do que pessoalmente…estamos perdendo toda a essência de sermos realmente humanos!…mas do que adianta toda essa tecnologia?…será que somos felizes com ela?…acho que não…porque todos os dias vou dormir às 4 da manha morrendo de dor nas costas e olhos ardendo porque não consigo sair da frente do pc…não seria mais legal dormir às 4 da manha por estar coversando com alguem pessoalmente?…mas é um mal que nos faz bem de alguma maneira!

  8. Sei la… nem sempre se pode estar as 4 da manha falando pessoalmente com alguem

  9. nem o real, nem o virtual….mas sim ao SURREAL!!!

    (hehehe….estou “postanto” um comentário pior que o outro! eu sei! rsss)

  10. É… esse foi surreal, mesmo!

    hehehehe…

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s