O Metrô em 2025


A título de utilidade pública, para aqueles que enfrentam com muito suor e lágrimas (talvez até mais suor que lágrimas) viagens de 40 minutos pendurados e apertados nos metros paulistanos em horário de picos, a empresa tem um plano de expansão, dividido em duas fases, que deve melhorar em muito a locomoção e qualidade de vida dos paulistanos.

A primeira etapa, com data prevista para 2012 (ok, eu duvido dessa data, mas é a informação oficial disponível no site), deve expandir em 57 kilometros os atuais 330 km de linhas metroviárias. A expansão tende a reduzir o tempo médio das viagens dos atuais 40 min para cerca de 27 min. Isso é possível através de um maior cruzamento das linhas, que permitiria trens menos lotados, uma vez que haveriam “rotas alternativas” para chegar em um mesmo ponto (algo que não é possível no momento). Para essa fase, chamada Rede Consolidada, são necessários investimentos da ordem de US$ 5.7 bi.

Clique para ampliar

A segunda etapa, chamada de Rede Essencial, tem previsão de estar operando em 2025 e carece investimentos da ordem de US$ 7.5 bi. Essa nova fase tende a reduzir ainda mais o tempo médio de viagem, agora para 25 minutos. A grande vantagem dessa expansão de mais 70 km de linhas é o aumento na participação dos metropolitanos na conta dos transportes públicos, passando dos atuais 22.7% para cerca de 43%. O que isso significa? Que os paulistanos poderão gastar menos tempo em locomoção no metrô e menos ainda nos ônibus, uma vez que a cobertura dos trens será tão ampla que possibilitará, em muitos casos, a eliminação do uso dos ônibus em determinados trechos. Por sua vez, tal feito reduziria o transito para automóveis. Em outras palavras, o investimento em metrô deve melhor muito a vida dos paulistanos, propiciar mais tempo “livre” (como bom paulistano, sempre me questiono se tempo livre é realmente livre, hehehe) e, o principal, oferecer mais conforto em nossas viagens diárias aos nossos locais de trabalho.

Digno de nota são as 3 estações que devem abrir perto da minha atual residência: Vila Maria, Vila Guilherme e Center Norte! Não obstante, a linha Vila Maria-São Judas deve me levar direto pra dentro do escritório da empresa (se ela e eu ainda estivermos aqui até lá, hehehehe).

Só espero que, até lá, as estações já estejam funcionando 24 hs.

Anúncios

11 comentários sobre “O Metrô em 2025

  1. O detalhe é os 300Km atuais, sendo apenas 60,2km de metro, os outros 290 é da CPTM, mas felizmente tao se juntando agora 🙂

  2. Pingback: Sergio Luis via Rec6

  3. Sei não… mas pelas minhas contas, 300 + 60 = 360

    =P

  4. :O

    os outros 9,8 são os que serão perdidos na junçao.. hahahahhaha

    eu nunca andei de metro :/

  5. Vem pra Sampa… não é difícil
    hehehe

  6. Eu ja estive varias vezes por ai, mas nenhuma delas tive oportunidade… rs

    E se eu me perder? hahahha

  7. Hoje não tem muito como se perder, pois são só 3 linhas… mas em 2025 vamos precisar de celulares que funcionem dentro do metrô

    hehheeh

  8. Perdi um “bocado” de textos neste tempo que estive ausente!! rsrs

    Agora…quanto ao metrô….morando em Barueri não tenho muito o que dizer a respeito…enquanto a linha rosa (já que existem linhas amarelas, azuis, verdes…) não fôr criada…hehehe

    por enquanto vou só encarando o trânsito de SP seja de ônibus ou carro….e há quem diga que não há tempo para se ler um livro!!! hehehe

  9. Eu já li livro no transito da Marg. Pinheiros, em menos de 1 mês. Lia qdo o trânsito parava.

  10. Ixi, tou vendo que vou ter que esperar pelo menos mais uns 20 anos (ou mais) para sonhar com o metrô no ABC 😦

  11. Heheheheh… o da Parada Inglesa era previsto para 4 anos, demorou 12 para ficar pronto

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s