Terra de Gigantes


Após a fusão entre Americanas e Submarino (ou aquisição, talvez fosse mais apropriado), a Saraiva, rede de livrarias, não deixou por menos e anunciou ontem a conclusão do acordo para compra da Siciliano, rival no segmento, por meros 60 milhões de reais. Ah, teve uns quebradinhos de 300 mil reais, também.

Para quem já achava que o movimento das Americanas ao adquirir o Submarino já fora um balde de água fria para o consumidor, a fusão entre Saraiva e Siciliano, que cria o maior grupo de vendas online de livros no Brasil, deve ser mais um movimento para a criação de um mercado cada vez mais oligopolista.

Para quem não entendeu nada até agora: a fusão dessas grandes empresas tende a diminuir a concorrência (eu disse “tende”, pois há possibilidade de aumento da ferocidade quando os concorrentes são mais fortes). Por que isso acontece? Porque, normalmente, com menos empresas no mercado, há menos possibilidades de oferta, o que diminui as opções e torna o consumidor “refém” das empresas.Um exemplo: quando há 10 padarias num quarteirão, vc pode escolher a que melhor te agrada, em termos de preço e sabor. Se uma não corresponder, você atravessa a rua e compra pão em outro lugar. Mas, se Manoel comprar 4 dessas padarias e Joaquim as outras quatro, haverá apenas 2 padarias e as suas opções serão: ou comprar do Joaquim ou do Manoel. Se nenhum dos dois fizer um pãozinho gostoso ou barato, azar o seu, vai ter que comprar deles.  O movimento de fusões no mercado de livros online (que eu, particularmente, sou consumidor voraz) tende a diminuir concorrência e deixar apenas Manoeis e Joaquins (sem demérito à dinastia lusitana, da qual faço parte) no mercado.

Anyway, Porter ficaria satisfeito!

=D

Fonte: Plantão Info

Anúncios

6 comentários sobre “Terra de Gigantes

  1. Achei seu site muito legal! E esta reportagem tb ficou bem interessante.
    Apenas uma correção dos 60,03 milhões os quebradinhos mencionados correspondem a R$ 30.000,00 e não 300 conforme mencionado.
    Abraço!

  2. JS

    Fico feliz que tenha gostado! E perdoe-me a falha… de fato, os quebradinhos são menos do que li. No fim, pagará o café da diretoria no final da tarde.
    Hehehe…

    Dê uma olhada nas recomendações de outros posts na barra lateral

  3. Ah, mas por isso é que sou consumidora fiel de

    1. Livraria cultura (têm títulos que a Saraiva não tem)
    2. Sebos (por motivos financeiros óbvios)

    Sebo na internet é uma beleza! Nunca tive problemas com eles (e com submarinos da vida,sim). A gente tem que valorizar as PME´s até na net.

    Lili

  4. Problema da Cultura é o preço… e o fato que tem que ir pessoalmente, pq no site o prazo de entrega é uma lástima

    Os sebos são legais, tbm, mas tive algumas decepções com preços tbm…

    E tbm tive problemas com SUbmarino… depois que virou Americanas. Um saco, pq odeio as Americanas. Já tive problemas pesados com eles e evito ao máximo

  5. Jura que vc acha a Cultura cara? Toda a vez que eu compro lá eles têm 10 reais de desconto no meu cartão fidelidade… Pode até ser pouco, mas eu saio com a sensação de ter feito um grande negócio… hehehe… Acho que o Porter ia gostar dessa estratégia também.

  6. No Submarino, tenho 10% de desconto… em minhas compras de 150, 200 reais, são 15 ou 20 de desconto.

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s