A morte do Jesus


“Jesus foi trazido de Brasília nesta manhã e seguiu direto do aeroporto de Congonhas para o cemitério. Familiares e amigos velavam o corpo reservadamente, sem acesso do público, até as 18h, quando o velório foi aberto aos demais interessados. O enterro está marcado para 9h de sábado.

A mãe, muito abatida, chegaria somente no final da noite para passar a madrugada ao lado do filho. Apesar do clima tranqüilo, policiais militares acompanharão o enterro e o cemitério reforçou a segurança.”


Essa é uma descrição real, de uma matéria saída no portal Terra ontem a noite sobre o torcedor são-paulino assassinado por um policial militar em frente ao estádio do Gama, mas me lembrou muito a descrição de outro enterro que aconteceu há uns 2000 anos. Jesus – o mesmo nome – não foi levado de Brasília para o sepulcro, mas não teve grandes honras. Seu corpo só foi liberado após muita intervenção junto ao governo da época. Ele também morreu de forma desonrosa, visto por muitos. Ele não estava fazendo baderna no estádio de futebol, mas também incomodava muito as autoridades. Também fo enterrado em uma sexta-feira, próximo às 18 horas. Sua mãe também se abatia e queria estar junto ao seu filho. E, sim, a segurança fora reforçada.

 

E aqui acabam as semelhanças. O Jesus que morreu em 2008, o Nilton, poderia ou não ser filho de Deus, mas não foi ele que foi enviado para salvar. A morte dele, do Cristo, não aconteceu por um jogo de futebol, um time, um título. Não, ele morreu no lugar de outros. De todos os outros. Condenado sem culpa, morreu sem culpa para que os culpados fossem livres.

Natal de JesusPerto do final do ano, é comum vermos mensagens bonitas sobre isso, sobre o nascimento, o natal de Jesus. E durante o restante do ano? O nascimento dele pode ou não ter acontecido em 25 de Dezembro (eu creio que não), mas não importa a data, mas o significado: o Deus que se fez carne e habitou entre nós. E, mais do que viver, aquele que morreu para dar vida. Contraditório assim. Paradoxal assim. Imcompreensível assim.

E simples assim.

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos sua glória, glória como do unigênito do Pai” (João 1:14)

6 comentários sobre “A morte do Jesus

  1. Sérgio,

    Me sinto cansada das mesmas mensagens de sempre, olho lá fora, e vejo só destruição.

    É ótimo saber que existe alguém, alguém que nos faz lembrar o real significado do “Natal”, isso me alegra, me fortalece, me faz continuar.

    Deus te abençoe!

  2. Eu ri com a reportagem. Eu sempre rio com essas coisas, tipo quando Madonna pegou Jesus. Acho que vale a pena transar com um Jesus só por isso, heim. Os gritos na cama são profanos, lol.

    Quanto à mensagem em si, tipo, é. Eu sempre fico meio pra baixo no natal. Ao contrário de quem me ouve por aí pensa, eu realmente admiro e amo Jesus (em algum nível acima de John Lennon, Verlaine, Rimbaud, Alan Moore e tudinho, Jesus é top). Acho ele bem inspirador. Mas a minha opinião é meio que essa, ele é uma inspiração pra algumas pessoas. Todo mundo precisa de alguém pra encarar dessa forma, não importa se Jesus ou não, só me incomoda que ajam tão hipocritamente a relação a ele em particular. Ele disse e fez muita coisa que a vale a pensa refletir e tal, então seria interessante que parassem de usar ele como uma desculpa pra seguir regras ou odiar. Eu tô falando sério, oks. Eu fico emotivo sobre Jesus.

  3. Cara, de fato, Jesus é um belo modelo inspirador, acredite na doutrina pregada ou não. Não se deve negar sua mensagem de perdão. E, concordo contigo, há muita hipocrisia e que deve-se refletir mais e falar menos.

    Mas, se o mundo que construímos fosse perfeito, ele não precisaria sequer ter nascido, né?

  4. VOCÊ CONHECE JESUS?

    PARA TECER COMENTÁRIO SOBRE ALGUÉM DEVE-SE PROCURAR CONHECÊ-LO A UM NÍVEL MENOS SUPERFICIAL.
    PARA NÃO INCORRER EM ERRO PARA COM ELE…
    PARA NÃO INCORRER EM ERRO CONTRA SI…

    PARA CONHECÊ-LO … USEMOS A MELHOR FORMA CIENTÍFICA:…..

    1º O QUE ELE DIZ SOBRE SI MESMO ( É O MÍNIMO NECESSÁRIO PARA CONHECER ALGUÉM) VOCÊ JÁ LEU TOTALMENTE SUA BIOGRAFIA???
    VC JA DEVE TER LIDO MUITOS, COMO GHANDI (QUE ALIAS JESUS MUITO), MAS E SOBRE JESUS QUE VC SABE ?
    PROCURE SABER ONDE ESTÁ ESCRITO SUA BIOGRAFIA. LEIA VÁRIAS, ANTES DE FALAR.

    2º O QUE DIZEM SOBRE ELE…EM HISTÓRIA CHAMA-SE TESTEMUNHO DEPOIMENTO, DEVEM SER VISTOS VÁRIOS DOCUMENTOS PARA SE TER UMA OPINIÃO…
    EX.: MARTIN LUTHER KING, GHANDI ( SUA REVOLUÇÃO PACÍFICA FOI INSPIRADA NO HISTÓRICO “SERMÃO DO MONTE”), THOMAS EDISON, LINCOLN, ISAAC NEWTON, OS EVANGELISTAS JOÃO, MARCOS, MATEUS, LUCAS, E O ESCRITOR C.S. LEWIS.

    3º PERGUNTE A ELE MESMO, DESAFIE-O A SE MANIFESTAR A VOCÊ, DÊ UMA CHANCE A SI MESMO, E A ELE.
    ENCHA-SE DE CORAGEM E FAÇA UMA PROVA.(VC SABE, ….PARA INICIAR UM RELACIONAMENTO, OU QQER AMIZADE É NECESSÁRIO VONTADE E QUE ALGUÉM FAÇA UMA APROXIMAÇÃO AMISTOSA, ELE JA FEZ A PARTE DELE, MAS, SEGUNDO SEUS BIOGRAFOS, ELE TE RESPONDERÁ, SE HOUVER SINCERIDADE ).

  5. Pingback: Os números de 2010 « Na Toca da Cobra

Comente aqui

