Diário de Viagem 2009 – Milano é na França


Milano é na França! Definitivamente Milano não é na Itália. Desde que desci do trem, foi difícil me acostumar com a idéia que aqui as pessoas ainda falam italiano. Ao entrar no hotel, tive nítida impressão que o atendente falou comigo em francês. Não falou, mas ainda acho que falou.

2009-07-13 - Itália - Milano (3)

Milano é a 6° cidade italiana que conheço em 5 dias e a única com ar de “cidade grande”. Nem mesmo Roma parece ser cidade grande. Não importa o tamanho, mas cidade grande tem cara de cidade grande: tem prédios, avenidas largas, carros novos, pessoas apressadas. Já haviam me falado que Milano é uma São Paulo menor, mas não a imaginei tão parecida… e tão grande. Logo que saí da estação, me deparei com a Berrini. Sim, era a av. Luís Carlos Berrini, de São Paulo… mas em Milano! Em pleno centro da moda da Itália, ou do mundo, como foi anunciado recentemente. Foi como me senti ao sair da estação de trem no final da avenida.

2009-07-13 - Itália - Milano (7)

É… já deu pra perceber que Milano não me chamou a atenção. Para ser bem sincero, nem gostei. Engraçado, pois seria uma cidade legal para eu morar, mas, na Itália, eu esperava ver Itália, não São Paulo. Não vi – além da própria ferroviária – construções antigas da época do Império. Mesmo a ferroviária, um prédio imenso, com pé direito gigante, me lembrou muito o estilo século XIX do centro velho de São Paulo.

2009-07-13 - Itália - Milano (2) 2009-07-13 - Itália - Milano (11) 2009-07-13 - Itália - Milano (12) 2009-07-13 - Itália - Milano (14) 2009-07-13 - Itália - Milano

Comente aqui

