Melhor é impossível


Costumo dizer que pessoas não mudam. Mentira, quem diz isso é o House M.D. Ou não… eu já dizia isso antes de começar a assiti-lo. Bah, fato é que acredito que pessoas não mudam. Ou quase.

Ainda não postei aqui minha teoria da Princesa e do Sapo (o post está quase pronto, sairá em breve), mas acredito que homens mudem menos que mulheres. Menos? Mas eu não disse que não mudam? Não! Eu disse “quase”. Não acredito – de verdade – que pessoas mudem pelas outras “Ah, ele vai mudar por mim”, vai nada! Ele só vai mudar quando acreditar que aquilo será melhor para ele. Simples – e frio – desse jeito.

Helen Hunt e Jack Nicholson em "Melhor é impossível"

O mundo, então, se torna uma terra de intolerantes e sem salvação. Mas… calma lá, não é bem assim. Há uma frase que muito aprecio sobre isso, que foi dita pelo personagem do Jack Nicholson em “Melhor Impossível“. É algo bárbaro! Ao ser questionado acerca do porquê ele gostaria de ficar com a personagem vivida por Helen Hunt, após muito enrolar, ele diz que ela o fazia “querer ser melhor“.

Isso é mágico!! Eu me arrepio em pensar nessa frase e queria compartilhar com vocês a profundidade disso. Ela reforça o que penso: pessoas mudam por si mesmas, não pelos outros. E a definição que ele deu diz isso: “Eu quero ser melhor“. Mas acrescenta o elemento mágico, o catalisador da mudança: “Você me faz querer isso“. Reparem: em nenhum momento ele diz que faz isso “por ela”. Ele faz “por ele”! A mágica está aí: ela o faz querer isso.

Isso é mudança de verdade. E, para um cético e admirador da alma humana, é o caminho mais real.

6 comentários sobre “Melhor é impossível

  1. Pingback: Tweets that mention Melhor é impossível « Na Toca da Cobra -- Topsy.com

  2. Eu não sei… eu não acho que isso seja mudança… acho que é o amor. Acho que o amor que ele sentiu é que fez essa mágica toda…

    Quer um outro exemplo? Quando temos um filho nosso em nossas mãos, sentimos tanto amor, tanto amor, que queremos fazer tudo certo, queremos melhorar, queremos mudar, seja lá o que for – tem que ser o melhor sempre… pelo amor que estamos sentindo, somos capazer de muita mágica… de muitos milagres… eu acho que isso é coisa do amor…

    Não é bem “ela que o faz querer isso” – é o amor que ele sente por ela que o faz enxergar, que o faz melhorar, que o faz mudar…

    Concordo que as pessoas não mudam pelas outras, mas acho que o amor é que é capaz de fazer alguém querer mudar…

  3. Entendo o que você quer dizer… amor de pai e mãe é para ser a coisa mais forte e fiel do mundo… eu sei… mas você sabe que nem todo mundo é pai é mãe com amor… e acho que o amor entre um casal, quando o amor é pra valer, é tão lindo quanto… eu não sei se me farei entender… é que amor pra valer entre um casal, não é exatamente aquele que faz a pressão subir, ou que faz o coração palpitar… é aquele que faz você inclusive querer ter um filho… QUERER ter um filho… formar família… (eu sou brega mesmo…) hoje temos a “produção independente”. As mulheres pagam e engravidam e tem seus filhinhos… sei lá… eu não quero dizer que isso está errado. Mas isso faz as pessoas esquecerem que QUERER ter um filho com alguém é muito, muito lindo. Meu Deus… e a família??? (Eu sou brega e romântica – mas sou muito feliz assim!!!)

Comente aqui

